top of page

Planejamento da Reportagem Online

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 25 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Microsoft cria relógio que controla tremores do Parkinson

Haiyan Zhang criou um dispositivo que mudou a vida de uma mulher com a doença

A designer gráfica Emma Lawton de 33 anos, faz parte dos 2% de pessoas com Parkinson que foram diagnosticadas com a condição neurológica antes dos 40. Viveu com a condição neurológica degenerativa, que é incurável, durante quatro anos, e gradualmente está perdendo a habilidade de desenhar por causa de tremores constantes nas mãos.


Relógio Emma – Foto: Divulgação Microsoft

Após aparece em uma série de televisão, chamado de The Life Fix, que acompanha alguns dos principais engenheiros e designers do Reino Unido que inventam soluções para mudar a vida de pessoas com necessidade especiais. Com isso, Haiyan Zhan (a2), Diretora de Inovação da Microsoft Research, se propôs a ajudar a Emma criando um dispositivo para aumentar seu controle neurológico.

Zhang criou o que ela chama de "auxílio revolucionário" (a3) para reduzir tremores. O “Emma Watch” usa motores vibratórios - semelhantes aos encontrados nos telefones celulares - para distrair o cérebro para se concentrar em algo além de tentar controlar os membros do paciente.

Simplificado, Zhang acredita que o cérebro de Lawton está em guerra consigo mesmo - a metade está tentando mover a mão, a outra metade está tentando detê-la. Os dois sinais entram em conflito, causando tremores. O papel do relógio é parar com o "loop de feedback".


O dispositivo foi apresentado no mês de maio na Build 2017, conferência que reúne desenvolvedores da Microsoft, realizada em Seattle, nos Estados Unidos. Zhang acredita que o “Emma Watch” possa ser uma “solução” rápida e emergencial para controlar os tremores de quem tem Parkison, (a4)* doença que atinge mais de 10 milhões de pessoas no mundo e que ainda não tem cura.


A Nova Vida de Emma

Fascinada, Emma disse ao MailOnline: "Estava chegando ao ponto de preocupar com meu futuro. Sou uma pessoa bastante flexível, e acreditava que iria encontrar um novo caminho profissional, mas acreditei que nunca mais iria trabalhar com designer novamente ".

Zhang e Emma – Foto: Divulgação Microsoft

Já sobre o dispositivo disse: "Confunde minha mão e meu cérebro para que eu possa escrever melhor.” Ela prossegue afirmando que, "não tenho ideia de como isso funciona, mas torna minha escrita legível, e os esboços são algo que eu mostraria a um cliente. Ainda é um pouco instável, nunca será uma linha reta perfeita, mas é melhor”, conta ela.

Agora, Emma está ansiosa para descobrir se o relógio pode ajudar em outros aspectos de sua vida, como por exemplo, escrever mensagens de texto em seu telefone celular.

Ela conclui dizendo que, "isso me faz sentir como se nada fosse impossível, o que é extremamente agradável, porque passou muitas dificuldades, após ter recebido o diagnóstico de Parkinson, mas agora seu problema não parece mais um beco sem saída”.




(a4)* - Podem acrescentar quantos forem necessários

 
 
 

Comentários


© 2017 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Webjornalismo

O Webjornalismo é hoje uma das principais formas de mídia do mundo.

© Todos direitos reservados
bottom of page